BLOG

Polêmica do Programa Mais Médicos

Vamos deixar de lado as ideologias partidárias e vamos falar das condições legais de atuação do médico no Brasil. Todo médico brasileiro deve se formar em Faculdade de Medicina reconhecida pelo MEC e, uma vez em posse do diploma , tem o direito de se inscrever no Conselho Regional de Medicina do seu estado. A partir desse momento é médico habilitado para o exercício da medicina.


A Revalidação de Diplomas de Médico Obtidos no Exterior é pré-requisito para o exercício da medicina no Brasil e é exigida dos portadores de diplomas de médico expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, inclusive para os brasileiros que se formaram no exterior.

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) é uma prova criada pelos ministérios da Educação e da Saúde para simplificar o processo de reconhecimento de diplomas de medicina emitidos por instituições de ensino estrangeiras. Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa fazer o reconhecimento do seu diploma para só depois solicitar ao conselho regional de medicina a autorização para trabalhar. Não sabemos como foi a formação dos médicos fora do país e, dessa forma, assegura-se que os que passaram na prova tenham o nível de conhecimento necessário para atuar no Brasil.

Acompanhando esse raciocínio, o programa Mais Médicos era de certa forma ilegal, pois os médicos estrangeiros não fizeram o Revalida e dessa forma não poderiam atuar no Brasil. Após o rompimento de Cuba com o Governo Brasileiro, o Ministério da Saúde abriu o programa novamente e já houve ocupação de mais de 92% das vagas disponibilizadas em muito pouco tempo, mostrando o interesse e a disponibilidade dos colegas espalhados por todo Brasil.

Devemos lutar por uma melhoria nas condições de trabalho, aumento nos salários e na implantação imediata de um programa de carreira médica. Também devemos votar em candidatos honestos e com plataformas de campanha que englobem nossos interesses e que se preocupem com a profissional médico.


Leia também: Um novo Portal: Mais amplo e com novas possibilidades de ensino



Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informações

e novidades

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle