BLOG

Nossas escolhas

Tempo de leitura: Aprox. 4 minutos. 

 

Há muitos anos atrás eu decidi ser médico. Foi uma grande escolha. Definiu o rumo da minha vida e tudo que aconteceu até hoje. No final da faculdade, no meu último ano escolhi fazer Anestesiologia. Algo que até então eu não considerava, mas assim foi. Outra grande escolha e definição de rumo.


Por claro que isto seja, parece que nos esquecemos algumas vezes desse “detalhe”. Nós escolhemos o caminho que devemos seguir ou não. Algumas vezes erramos e temos que mudar um pouco a rota. Um ajuste aqui, outro ali e voltamos para a estrada da vida.
Escolher ser médico é algo gigantesco. Envolve muita dedicação, estudos, noites mal dormidas, fins de semana que abdicamos, etc. Se a ideia é ser um bom médico, toda esta carga de coisas vem embutida no pacote. Não há como escapar disso.
Se você quer ser bem sucedido e respeitado, ter uma vida digna e produtiva, você tem que se dedicar.

Temos visto nos últimos tempos a proliferação de escolas médicas. Algo realmente assustador e perigoso. Um grande mercado de faculdades de qualidade muita vezes duvidosa tem brotado por vários cantos do Brasil. Vendendo a ideia de que médico ganha muito bem e que não é tão complicado assim. Muitos desses novos médicos estão caindo no mercado achando que basta o diploma e mais algum cursinho de especialização em alguma coisa para ganhar rios de dinheiro e fama. Sem dúvida um grande engano.

 

Os espertos acham que pular a residência médica é a grande sacada. O golpe de mestre. Aí que mora o verdadeiro perigo. Diante da grande quantidade de conhecimento e especialização que existe hoje na medicina, fazer residência é quase uma obrigação para todo bom médico. Porque a residência aprofunda o conhecimento e a prática que fazem toda diferença diante da vida ou da morte dos pacientes.
“Ah mas posso ser médico geral e atender no posto de saúde, sem problemas”. Sim, pode! Mas muitos dos que optam por este caminho acabam sendo seduzidos pela conversa fácil de fazer uma especialização e mudar de patamar. Claro, quem não quer ganhar mais dinheiro? E é evidente que existem muitos bons profissionais que trabalham assim. Não é destes que estou falando.

Todo mundo sabe que hoje um dos grandes vilões da medicina é a parte estética. Isso atrai os ótimos profissionais e também atrai os incautos (para dizer o mínimo). Pensam estes: “Não vou me matar fazendo mais 5-6 anos de residência, ganhando uma merreca de bolsa, se posso fazer um curso de fim de semana de medicina estética e tal...”. Ou seja, voltamos ao começo do texto. Escolhas e, principalmente, responsabilidade! (Título de Especialista, precisa mesmo?) Muitas vezes o caminho mais fácil é o que trará muito mais complicações. Pior de tudo, danos aos pacientes. 
Infelizmente o que temos visto é isto. Médicos mal formados, tentando ganhar muito dinheiro e usando a lei do menor esforço. Nesta esteira seguem-se os casos de lesões graves, sequelas neurológicas e mortes de pacientes outrora saudáveis. Pacientes também iludidos por soluções “mágicas” e que acabam procurando pessoas inabilitadas e não preparadas para resolver aquele seu probleminha estético. Pagam menos pelo procedimento. Não, na verdade pagam demais. Com a própria vida.

Ser médico é uma grande escolha. Ser um bom médico, com residência e especialização na área escolhida exige muito mais esforço do que parece. Porque é este médico que realmente resolve os problemas. Que tem conhecimento e prática para oferecer o melhor aos pacientes, mesmo diante das dificuldades do nosso sistema de saúde. 

 

Não existem soluções mágicas. Não existe medicina fácil e que pode ser feita em um apartamento.
Faça o certo ou não faça. Não há uma alternativa.

 

A vida das pessoas e a saúde delas depende disso.

 

 

Leia também: Como funciona a Residência Médica?

 

 

NEWSLETTER

Clique aqui e cadastre seu e-mail para receber informações e novidades!

 

 

Please reload

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informações

e novidades

Posts Recentes

17 Aug 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Logo Portal Anestesia

Ligue para nós

(11) 4902-3252

(11) 99843-8977

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco

© 2019 MedMkt Treinamento