BLOG

Ufa, terminei a residência!

   Aqui estou, a poucos dias de concluir os três anos de residência médica. Uma vitória. Uma alegria. Muita luta por trás de tudo isso. Muitos estudos! Não há como falar do fim sem falar do começo. O começo, na verdade, não é bem um começo, ele se inicia lá trás, nas inúmeras provas para residência médica prestadas. Mas depois dessa etapa vencida, adentramos num mundo desconhecido. Tudo novo. Até para mim que tive um ciclo de anestesiologia no internato. A anestesia se apresentava, de fato, em cada cirurgia que eu entrava, com cada paciente que anestesiava. Aos pacientes, obrigada por confiarem seus corpos às minhas químicas e às minhas técnicas, outrora tão indelicadas, mas sempre bem-intencionadas.

 

   E que curva rápida de aprendizado nós temos! Não posso deixar de citar a importância que o estudo teórico teve em meu desenvolvimento prático. A teoria fez e faz toda a diferença! O treinamento no centro cirúrgico e a dedicação exclusiva sob as orientações e ensinamentos teóricos, mudaram o meu olhar em atuações diárias, além de melhorarem exponencialmente a qualidade da minha prática clínica.

   Como, em poucos meses, dominamos técnicas que pareciam tão difíceis. Como estudamos e como não paramos de estudar. Cada anestesia é um desafio novo, é uma oportunidade de crescer enquanto anestesista, enquanto médico, enquanto ser humano. Humanos, disso jamais podemos esquecer. Aprendi com a anestesia que somos responsáveis por pessoas em situações delicadas, doentes e pior, fora da sua zona de conforto (o centro cirúrgico só é legal para quem trabalha nele!). Aprendemos a trabalhar sem esperar reconhecimento, nossos colegas cirurgiões sempre ganham todos os louros. Tudo bem.

    O desafio da residência foi concluído com sucesso. Mas tenho plena consciência de que minha formação enquanto anestesiologista não se encerra por aqui. A residência terminou, as atualizações nunca terminarão. Tenho plena consciência de que para ser uma profissional melhor, preciso me qualificar. Um novo começo se inicia em 01 de março de 2018, estou pronta para encará-lo. Parafraseando o grande Drummond em seu discurso de orador da turma de farmácia de 1925 da UFMG: “Momentos como este provocam uma dupla reação em nosso espírito; misto de alegria e tristeza, o que experimentamos é uma sensação indefinível, em que se confundem o contentamento de ser ver concluída a jornada e o pesar dum afastamento imperioso. Acho difícil, senão impossível, analisar intimamente esta sensação. O melhor é senti-la em toda a sua plenitude, como uma dádiva do destino.” Aos residentes que, como eu, concluem essa jornada em 28 de fevereiro de 2018, sigamos em frente, valentes e humanos e façamos da anestesiologia nossa paixão.

 

Leia também: "A importância da atualização médica"

 

*Matrículas abertas! Para saber mais, clique aqui.* 

 

 

Please reload

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informações

e novidades

Posts Recentes

17 Aug 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Logo Portal Anestesia

Ligue para nós

(11) 4902-3252

(11) 99843-8977

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco

© 2019 MedMkt Treinamento