BLOG

Você já cuidou da sua saúde hoje?

Como o anestesista pode equilibrar a vida profissional com a vida pessoal, mantendo o constante e necessário aprendizado e sem negligenciar a própria saúde física e mental.

 

Em 2014, no Congresso Paulista de Anestesiologia (Copa), o Prof. Dr. Deoclécio Tonelli, infelizmente já falecido professor de Anestesiologia da Faculdade de Medicina do ABC, disse que o anestesiologista precisa ser um eterno estudante para ter sucesso e ter uma visão global da Medicina, com conhecimentos mais específicos de Neurologia, Pneumologia e Cardiologia, além de um domínio sobre fármacos.

Como o anestesista pode equilibrar a vida profissional com a vida pessoal, mantendo esse constante aprendizado e sem negligenciar a própria saúde e seu futuro financeiro? As mulheres, muitas vezes responsáveis por manter também o funcionamento do lar, seriam ainda mais desafiadas?

Para a Dra. Marília Camelo, anestesiologista residente no Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e assistente pedagógica do Portal Anestesia, todo médico, não apenas o médico anestesiologista, deve ser um eterno estudante, e isso se incorpora no dia a dia, com o estabelecimento de uma rotina.

Para ela, a Medicina não é uma ciência exata e, a todo momento, aparecem novas formas de tratamento e de diagnóstico. Portanto, toda especialidade médica precisa ter seus conhecimentos específicos, o que não quer dizer que o conhecimento de outras áreas esteja longe de sua área de atuação. Assim, todo médico se deve valer de conhecimentos nas aéreas que são mais exigidas em sua especialidade.

Para não perder o controle na aquisição de conhecimentos e a realização de atividades diárias profissionais e pessoais, ela aposta na rotina. “Não há fórmulas para adaptar tantas atividades em 24 horas, mas há a rotina. As rotinas devem ser estimuladas, pois é assim que conseguimos adaptar nossas atividades diárias de uma maneira que nada saia fora do planejado e nosso tempo seja bem aproveitado”, diz.

Algo importante para médicos, assim como outros profissionais, é não descuidar da própria saúde e, por exemplo, manter uma rotina de exercícios físicos. “Um grande desafio que eu tinha era incorporar a atividade física à minha rotina. Consegui fazer isso a partir do momento em que comecei a sair de casa para trabalhar já levando a minha mochila de academia, para poder sair do trabalho e ir direto treinar, sem a tentação de passar em casa e lá mesmo ficar. Isso tem funcionado muito bem comigo”, conta a Dra. Marília.

 

 

Saúde mental

 

Cada um precisa encontrar suas formas rotineiras de estabelecer os afazeres para garantir a disciplina, e a saúde mental não pode ser negligenciada nesse processo. Em 2015, a Revista da Associação Médica Americana (Jama - Journal of the American Medical Association) publicou uma pesquisa que concluiu que mais de um a cada quatro médicos estavam em estado inicial de depressão. A pesquisa foi conduzida por um então médico residente em Harvard e um psiquiatra, da Universidade de Michigan, especializado em estudar a saúde mental de médicos.

Pesquisa anterior do Conselho Federal de Medicina (CFM), com 7,7 mil médicos brasileiros, já havia apontado que 40% sofriam de depressão ou ansiedade.

A Dra. Marília Camelo conta que, além da rotina de atividades físicas três vezes por semana, faz psicoterapia há cerca de dois anos. “No mundo estressante em que vivemos, sobretudo nós, médicos, que lidamos com a saúde e com a vida diariamente, manter o equilíbrio entre corpo e mente é fundamental”, ela afirma. “É dessa forma que tenho conseguido manter meu equilíbrio enquanto mulher, profissional e estudante.”

 

Leia também "Centro cirúrgico é sinônimo de... conflito! Mas quem disse que isso é ruim?

 

 

Please reload

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informações

e novidades

Posts Recentes

17 Aug 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Logo Portal Anestesia

Ligue para nós

(11) 4902-3252

(11) 99843-8977

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco

© 2019 MedMkt Treinamento