BLOG

Entenda porque é importante o médico residente participar dos congressos oferecidos pelas sociedades

 

 

Todos nós sabemos que a residência médica é, entre outras coisas, o período em que mais temos contato com artigos e atualizações na área médica. Uma ótima oportunidade de atualização são os congressos, jornadas e encontros de especialidades que acontecem, geralmente, uma vez ao ano, como é caso do congresso brasileiro. Dependendo do serviço, nem sempre os residentes são liberados para participar dos congressos, pois, muitas vezes, o funcionamento do serviço depende da presença deles. Mas não vamos entrar no mérito dessa discussão. No entanto, a maioria, libera o residente para a participação nos congressos se ele enviar um trabalho e esse, claro, for aceito.

 

                Na minha residência, somos liberados para participar de dois congressos por ano, sendo que os escolhidos por mim, nesses dois anos de formação, foram o Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) e o Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA). São excelentes oportunidades para nós, especialistas em formação, mantermos nossos conhecimentos atualizados e aprendermos coisas novas, além de entrar em contato com inovações tecnológicas que estão sempre presentes nos stands espalhados pelos saguões dos congressos.

 

                É difícil, diante de todos os desafios propostos pela residência e pelo cansaço que nos persegue dia e noite, mantermos um pique para ainda elaborarmos trabalho para envio no congresso. No entanto, a partir do momento em que somos incentivados (e não obrigados) a produzir trabalhos científicos, somos tomados por um engajamento que, por mais exaustivo que seja, torna-se gratificante quando os objetivos são alcançados. Eu, particularmente, estou vivenciando algo parecido. Juntamente com mais duas colegas da residência, conseguimos aprovar três trabalhos para apresentação oral no CBA e sei que, por mais estressante que tenham sido esses últimos meses, a felicidade do êxito compensará todo o esforço.

 

                Somos médicos e, portanto, sabemos desde a faculdade que nunca pararíamos de estudar. A medicina se atualiza a cada dia e a paixão por nossa profissão e o empenho e cuidado com nossos pacientes nos fazem buscar mais e mais atualização. Participar de um congresso nos permite estar em contato com os nomes mais respeitados da especialidade, no meu caso a anestesiologia, e poder assistir aulas ou palestras desses “figurões” é bastante enriquecedor, do ponto de vista acadêmico e pessoal. Além de todo aprendizado que adquirimos, esses encontros também proporcionam a socialização entre diversos serviços de anestesiologia, são oportunidades de networking e nos permitem maior integração com os demais colegas especialistas. 

 

O CBA está chegando para fechar um ano de grandes congressos e a equipe do Portal Anestesia estará lá para dar uma força aos que prestarão suas provas de títulos e para aqueles que estão indo para manterem-se atualizados.

 

Assinado: Marília Regina do Carmo Camelo 

 

Venha visitar nosso estande no CBA, teremos grades novidades para todos vocês! 

 

 

 

Please reload

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informações

e novidades

Posts Recentes

17 Aug 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Logo Portal Anestesia

Ligue para nós

(11) 4902-3252

(11) 99843-8977

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco

© 2019 MedMkt Treinamento