BLOG

Sobre a prova do TEA 2016

 

​Segundo as legislações vigentes no Brasil, para obter o Título de Especialista em qualquer área de atuação médica, o profissional médico deve submeter-se, obrigatoriamente, ao Exame Nacional de Prova de Título de Especialista.

 

Esse exame é realizado pelas diferentes Sociedades de Especialidades Médicas acreditadas pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), geralmente, durante os congressos dessas Sociedades, sendo que apenas elas podem estabelecer as exigências necessárias e suficientes para o respectivo exame, bem como emitir o título em qualquer área da atividade médica.

 

Na opinião de alguns especialistas em ensino, a prova de título deve abordar temas essenciais e básicos na especialidade, além de avaliar a capacidade prática através de questões tipo caso clínico, nas quais o candidato deve realizar as condutas de acordo com as evidências médicas.

 

 

 

Como professor de um curso preparatório, o Quero Passar no TEA, tive acesso a muitas considerações negativas por parte dos alunos em relação à prova deste ano. Aprendi e aprendo muito com os estudantes e sei que, exceto em alguns poucos casos, a maioria das críticas deve ser considerada.

Não acho fácil elaborar uma prova, em especial uma para Título de Especialista. Tarefa ainda mais complicada é inovar nas questões para não repetir as utilizadas em anos anteriores. Englobar o que há de mais importante entre vários temas principais é tarefa muito difícil!  Imagine só a complexidade em desenvolver uma questão sobre um assunto, mesmo sabendo que existem diversos textos a respeito, muitas vezes contraditórios. O que notei é que a maioria das reclamações dos candidatos foi exatamente sobre esse ponto.

 

Quando uma prova desse tipo é feita, na minha opinião, ela deve ser baseada em toda a bibliografia recomendada. Dessa forma, todos os livros que estão nela devem ser considerados. Se o Miller afirma algo, mas o Barash discorda, então essa questão não pode ter apenas uma resposta. Assim sendo, os examinadores não deveriam desenvolver uma questão baseada em apenas um livro, especialmente quando outro livro da mesma bibliografia é contraditório.

 

Outro ponto importante que deve ser questionado é o que foi avaliado. Quais conceitos realmente importam para avaliar se um médico pode ser especialista? Detalhes e números realmente avaliam conhecimento? O quanto utilizamos esses conceitos no dia a dia? Algumas questões pecaram nesse ponto, embora os conceitos solicitados fossem bem básicos. 

 

Venho acompanhando as provas do TSA dos últimos anos e cada vez fico mais feliz e satisfeito com o tipo de abordagem utilizada. Eu sei que o nível da prova é outro, mas isso não quer dizer que só porque é difícil não possa ser bem-feita. Imaginei que a linha da prova do TEA seguiria a do TSA, mas isso não ocorreu.

 

Com a abertura de um grande número de residências médicas nos últimos anos no Brasil, existe uma enorme preocupação com a qualidade de ensino e formação dos especialistas. Nesse sentido, as Sociedades Médicas devem exercer um determinado poder de seleção sobre esses profissionais entregues ao mercado de trabalho.

 

Embora algumas críticas possam ser feitas em relação a prova do TEA 2016, acredito que a prova avaliou de uma forma geral o candidato ao título. Aguardemos a abordagem da fase oral e que a prova seja justa e bem planejada!

 

Boa prova a você que passou e continua dedicado ao estudo para a fase oral. Para quem não passou, cabe entender quais as causas da não aprovação e melhora para enfrentar o desafio ano que vem.

 

 

Referências bibliográficas:

  1. Conselho Federal de Medicina. Resolução CFM nº. 1785/2006. D.O.U. 22 de junho de 2006, Seção I, p.127. Disponível em: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2006/1785_2006.htm Acesso em: 28 jun. 2007.

  1. Associação Médica Brasileira. Normativa de Regulamentação para Obtenção de Título de Especialista ou Certificado de Área de Atuação. São Paulo: AMB; 2004.

 

 

Please reload

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informações

e novidades

Posts Recentes

17 Aug 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Logo Portal Anestesia

Ligue para nós

(11) 4902-3252

(11) 99843-8977

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco

© 2019 MedMkt Treinamento