BLOG

Título Superior de Anestesiologia

10 Aug 2016

A SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia) concede, mediante concurso, o TSA (Título Superior de Anestesiologia) aos seus membros ativos e remidos.

 

Para o médico anestesiologista Eduardo Piccinini, coordenador do projeto e curso Quero Passar no TSA, o anestesiologista TSA é um profissional diferenciado, com o título mais importante concedido pela SBA. "Teoricamente, esse anestesiologista tem um nível de conhecimento altíssimo, que pode resultar em melhor atendimento ao paciente submetido a cirurgias ou exames que necessitam de anestesia", afirma. "É um título que, como o nome diz, destaca o titulado da formação básica e mostra seu conhecimento teórico aliado à prática clínica em alto nível de excelência."

O título permite que o TSA seja instrutor de ensino em residência médica credenciada à SBA, participando de forma ativa de congressos e jornadas e podendo candidatar-se a cargos associativos de sua sociedade regional e da SBA. "Claro que também é um grande motivo de orgulho e de conquista profissional", acrescenta Piccinini.

 

 

O projeto: Inspirado em sua própria experiência ao se tornar um TSA e baseado no material que desenvolveu para estudo próprio, Piccinini formou o curso Quero Passar no TSA, lançado em 2012, em São Paulo. Para ele, os conhecimentos que a faculdade e a residência proporcionam são suficientes, na maioria das vezes, para formar um bom médico anestesiologista, desde que o aluno e residente não dependam somente dos educadores e preceptores, por melhores que sejam, mas de suas essenciais vontade e pró-atividade. "Todo o anestesiologista bem formado é capacitado para exercer a profissão de forma correta e segura", diz. "O curso, entretanto, é um diferencial no preparo para o TSA por ser voltado para o título, com planejamento de estudo de todos os temas, com tempo proporcional, e conteúdo didático sempre à disposição, com ferramentas para o aprendizado. O aluno ainda conta com o apoio integral do professor, das plataformas de estudo e de toda a equipe especializada em ensino e educação médica."

 

Piccinini acredita que a educação online é positiva na profissão médica, que deixa pouco tempo livre. O curso Quero Passar no TSA foi criado para aulas presenciais, mas, com a necessidade de disponibilizá-lo nacionalmente, foi lançada a plataforma de ensino online em 2014, alcançando médicos de todo o Brasil. Durante o curso, são oferecidas aulas gratuitas nas modalidades presencial e online, com professores renomados para o Programa de Educação Médica Continuada do curso em parceria com grandes laboratórios.

 

 

Atualmente, Piccinini coordena dois serviços de anestesiologia em São Bernardo do Campo (SP), o do Hospital de Ensino Anchieta, ligado à Faculdade de Medicina ABC, e o do Hospital Municipal de Clínicas de S.B.C. É também coordenador e responsável pela residência médica de anestesiologia do município de São Bernardo do Campo e auxilia de forma voluntária os residentes de anestesiologia da Faculdade de Medicina ABC que fazem estágio no Hospital de Ensino Anchieta.

 

Fonte: WMC Anestesia
 

 

 

Please reload

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber informações

e novidades

Posts Recentes

17 Aug 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Logo Portal Anestesia

Ligue para nós

(11) 4902-3252

(11) 99843-8977

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco

© 2019 MedMkt Treinamento