PASSO A PASSO

PARA O TSA

Autor: Equipe Portal Anestesia

Você vai prestar a prova do TSA (Escrita ou Oral) esse ano? Está com dúvidas sobre o processo de inscrição?

Leia abaixo as perguntas mais frequentes sobre o Processo de Inscrição para a Prova do TSA (Escrita ou Oral) e faça sua inscrição o quanto antes. O prazo para inscrições termina dia 11/08/19, e deixar para a última hora pode ser arriscado!

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a equipe do Portal Anestesia que nós te ajudaremos.

Lembrando que, as informações abaixo foram retiradas do Edital Oficial da SBA na data 23/07/19, portanto, as informações estão sujeitas a alterações.
Sugerimos que leia o edital completo ao realizar a inscrição.

• Como faço para me inscrever na prova escrita do TSA 2019?


Entre no site da SBA, faça seu login, e realize sua inscrição.

Para se inscrever:

  • Ser membro ativo da SBA;
  • Anuidade 2019 da sba paga;
  • Anuidade 2019 da regional paga;
  • Realizar pagamento da taxa de inscrição da prova;
  • Em caso de prova escrita e de títulos: enviar títulos em PDF no site da sba no momento da inscrição;
  • Guardar o comprovante de envio dos títulos (emitido pelo site da SBA).

NOTA: O candidato aprovado na prova escrita deverá realizar novo processo de inscrição para a prova oral.

Fique atento a data limite para inscrição:

DATA LIMITE PARA INSCRIÇÕES: 11 de AGOSTO de 2019 às 23:59h.

DATA DA PROVA: 12 de NOVEMBRO de 2019 – na cidade cede do CBA 2019 (Goiânia).




• Como é a prova?


A prova é composta por 100 QUESTÕES TESTES.

  • DURAÇÃO: 4 HORAS
  • INÍCIO DA PROVA: 8h – mas você deve apresentar-se no local da prova pontualmente às7h.




• Quais são os critérios de aprovação?


  • APROVAÇÃO: Nota final mínima de 60 pontos
  • CANDIDATOS QUE OBTIVEREM NOTA ENTRE 50 E 59 PONTOS NA PROVA ESCRITA E TIVEREM SUBMETIDO SEUS TÍTULOS DURANTE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO, SERÃO SUBMETIDOS À PROVA DE TÍTULOS.

DICA: SE INSCREVA NA PROVA DE TÍTULOS CASO SEUS TÍTULOS TENHAM PONTUAÇÃO MÍNIMA DE 1 PONTO. Com isso, caso sua pontuação na prova seja 59 pontos + 1 ponto dos títulos = 60 pontos (nota mínima para a aprovação)




• Qual a diferença entre PROVA ESCRITA e PROVA ESCRITA + TÍTULOS?


Ao efetuar a inscrição para prova escrita, o candidato poderá optar pela realização da prova de títulos conforme Regulamento do TSA. O comprovante eletrônico emitido pelo site da SBA, no momento do envio dos títulos, deverá ser guardado pelo candidato durante todo o concurso. Sob nenhuma hipótese serão aceitos documentos para a prova de títulos, após o vencimento do prazo regulamentar de inscrições.

CANDIDATOS QUE NÃO OBTIVEREM PONTUAÇÃO ENTRE 50 E 59 PONTOS NA PROVA ESCRITA DO TSA, E TIVEREM SUBMETIDO SEUS TÍTULOS DURANTE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO, SERÃO SUBMETIDOS À PROVA DE TÍTULOS.

A prova de títulos terá nota entre 0 (zero) e 10 (dez). A nota da prova de títulos será somada à nota obtida na prova escrita para totalizar a nota final do candidato na prova escrita.

DICA: SE INSCREVA NA PROVA DE TÍTULOS CASO SEUS TÍTULOS TENHAM PONTUAÇÃO MÍNIMA DE 1 PONTO. Com isso, caso sua pontuação na prova seja 59 pontos + 1 ponto dos títulos = 60 pontos (nota mínima para a aprovação)




• Quais títulos são aceitos e qual a pontuação deles?


Só serão considerados para análise na prova de títulos, os documentos totalmente legíveis e apresentados conforme descritos em modelo abaixo:

  1. Identificação: nome.
  2. Certificado de atuação na área de dor, certificado de atuação na área de medicina paliativa, título de especialista (mec/amb) em terapia intensiva - até 1,5 pontos. Será computado 0,5 ponto para cada título.
  3. Certificação em cursos do núcleo sba vida e cursos de treinamento intensivo em áreas afins (acls, atls, fccs, pals, elso) dentro do limite da validade - até 1,0 ponto. Será computado 0,25 ponto para cada título.
  4. Participação como instrutor em cursos do núcleo sba vida e cursos de treinamento intensivo em áreas afins (acls, atls, fccs, pals, elso) dentro do limite da validade da credencial - até 1,0 ponto. Será computado 0,25 ponto para cada título.
  5. Artigos publicados em periódicos indexados no medline nos últimos 5 anos - até 1,0 ponto. Será computado: 0,25 ponto para cada publicação como autor; 0,1 ponto para cada publicação como coautor.
  6. Publicações em livros científicos nos últimos 5 anos - até 1,0 ponto. Será computado: 0,25 ponto para cada publicação como editor; 0,2 ponto para cada publicação como autor; 0,1 ponto para cada publicação como coautor.
  7. Frequência a congressos e jornadas de anestesiologia nos últimos 5 (cinco) anos - até 0,5 ponto. Será computado: 0,2 ponto para cada participação em cba, jonna, josulbra, jasb e jabc; 0,2 ponto para cada participação em congresso de anestesiologia feito no exterior; 0,1 ponto para cada participação em congressos e jornadas de anestesiologia organizados pelas regionais da sba.
  8. Participação como conferencista em congressos e jornadas de anestesiologia nos últimos 5 anos - até 1,0 ponto. Será computado: 0,2 ponto para cada participação em cba, jonna, josulbra, jasb e jabc; 0,3 ponto para cada participação em congresso de anestesiologia feito no exterior; 0,1 ponto para cada participação em congressos e jornadas de anestesiologia organizados pelas regionais da sba.
  9. Participação em banca examinadora de mestrado, doutorado, livre docência e sociedade brasileira de anestesiologia 4 concursos públicos na área de anestesiologia - até 1,0 ponto. Será computado: 0,2 ponto para cada participação em banca examinadora de mestrado, doutorado e livre docência; 0,1 ponto para cada participação em banca examinadora de concurso público na área de anestesiologia.
  10. Títulos de mestre e doutor - até 7,0 pontos. Será computado da seguinte forma: doutor: 5,0 pontos; mestre: 2,0 pontos.
  11. Trabalho científico laureado nos prêmios que têm aval da sba. Até 0,5 ponto. 0,25 ponto por trabalho laureado.
  12. Tema livre aceito e apresentado em eventos científicos de anestesiologia, terapia intensiva, tratamento da dor e reanimação. Até 0,5 ponto. 0,1 por tema livre.




• Sendo aprovado na prova escrita, eu já posso fazer a prova oral?


Ao ser aprovado na prova escrita do TSA 2019, você deverá realizar uma nova inscrição para a Prova Oral do ano seguinte, optando pela prova do 1º ou 2º semestre.




• O que eu devo levar no dia da prova?


Somente será admitido na sala de provas o candidato que estiver portando documento de identidade original com foto.

Todos os pertences pessoais dos candidatos — tais como correntes, fones de ouvido, telefone celular, relógio, bolsas, bonés, lenços, ou similares— deverão ser lacrados pelo candidato, antes da entrada a sala de realização das provas, utilizando saco plástico e etiqueta, a serem fornecidos pela SBA exclusivamente para tal fim. Os pertences pessoais lacrados serão acomodados, pelo próprio candidato, conforme orientação dos examinadores, e deverão ficar inacessíveis durante todo o período de permanência do candidato no local de realização da prova.




• Quando será divulgada a lista de aprovados na prova escrita?


A divulgação da lista dos candidatos aprovados na prova escrita, sem menção de suas notas ou classificação, será realizada por meio do portal eletrônico da SBA até às 18 horas do dia 16/11/2019, já considerada a pontuação obtida na prova de títulos.





 Importante: data de atualização: 23/07/19

As regras podem mudar a qualquer momento. Fique atento ao edital no site da SBA. 

Logo Portal Anestesia
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco

(11) 99843-8977

R. das Monções, 420 - 1° andar - Santo André/SP - CEP 09090-521

© 2020 MedMkt Educação Médica