Comparação

entre as reversões 

INESPECÍFICA

E ESPECÍFICA

do BNM

Autor: Equipe Portal Anestesia

A reversão adequada e completa do BNM deve ser realizada sempre ao final das cirurgias. Isso pois a paralisia residual pós-operatória foi relacionada a complicações respiratórias e taxas de morbimortalidade maiores.

Os reversores inespecíficos, anticolinesterásicos, inibem a ação da acetilcolinesterase na junção neuromuscular (JNM), diminuindo a metabolização da acetilcolina e aumentando a sua concentração na fenda sináptica.

A acetilcolina compete com os bloqueadores neuromusculares que ocupam os receptores pós-juncionais na fenda, deslocando-os e reestabelecendo a transmissão neuromuscular.

Os anticolinesterásicos inibem a acetilcolinesterase em outros locais além da JNM, ativando receptores muscarínicos em diversos órgãos, como pulmões, coração e glândulas salivares, por exemplo.

A ativação desses receptores gera efeitos colaterais indesejáveis como broncoconstrição, bradicardia e salivação abundante.

Para combater estes efeitos muscarínicos, deve-se administrar a atropina, um anticolinérgico que antagoniza os efeitos dos anticolinesterásicos, mas que também pode gerar efeitos colaterais como a taquicardia.

Outros pontos que devem ser lembrados sobre os anticolinesterásicos são a lentidão na reversão do BNM e a incapacidade de reverterem o BNM profundo.

O sugamadex é um antagonista específico do rocurônio, que forma complexos estáveis de eliminação renal.

A reversão oferecida pelo sugamadex é segura e isenta de efeitos colaterais significativos, mesmo quando doses maiores que 16 mg/kg são administradas.

Quando comparado aos anticolinesterásicos, o sugamadex mostrou-se mais eficiente e rápido na reversão do BNM, e capaz de reverter o BNM profundo.

Desta forma, podemos concluir que o sugamadex oferece reversão rápida, segura e completa de qualquer nível do BNM, inclusive do BNM profundo. 

Logo Portal Anestesia

Ligue para nós

(11) 4902-3252

(11) 99843-8977

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco

© 2019 MedMkt Treinamento